Vai comprar um imóvel e não quer fazer grandes reformas? Dicas de arquitetura para mudar ambientes investindo pouco

08/12/2020min de leitura

Hoje em dia a casa própria não é mais só sinônimo de estabilidade, mas especialmente de conquista. E essa conquista precisa ter a cara do dono, pelo menos pelo tempo em que durar sua estada, seja ela até o final da vida ou até a próxima mudança.


Alguns dos nossos clientes encontram o imóvel perfeito, mas ficam na dúvida por acreditarem que vão gastar muito para deixar o lugar mais adequado ao seu perfil. Por isso nós, da Gralha Imóveis, trouxemos algumas informações que podem te ajudar nessa decisão.


Segundo a arquiteta Andressa K. M. Xavier é possível aliar personalidade à economia, realizando mudanças no ambiente do imóvel sem grandes investimentos.


A resposta pode ser encontrada na maioria das lojas de construção civil, que apostam em catálogos cada vez mais diversificados e acessíveis. Geralmente constituem em divisórias de drywall, PVC, gesso acartonado, vidro, fibras de madeira, madeira laminada ou mobiliário leve.
 
Gostou do imóvel, mas quer mudar a sala?
Aposte em móveis de serralheria, geralmente feitos de ferro carbono (aço) ou de ferro carbono e cromo (aço inox) para estantes, prateleiras, mesas, ou até mesmo como separação de ambientes. Pallets podem transformar o espaço, sendo utilizados para sofás, poltronas, gavetas, mesas, entre outras opções. Também podem ser feitos móveis com estrutura mista, juntando esses elementos e a madeira leve, como mdf ou mdp, por exemplo. Alterações nas dimensões também pode ser realizadas, com divisórias leves dos materiais já citados. Apesar de precisarem de furos no piso para a fixação, eles são muito mais fáceis de reparar do que a alvenaria tradicional que, demandaria a troca de grande parte do piso. No caso do drywall, existem modos de instalar sem essa furação, fazendo com que seja muito prático alterar a configuração do espaço.


A cozinha é muito grande, quer dividir?
Peças pré-fabricadas estão em alta e ganham cada vez mais espaço em projetos, tanto de construção quanto de reformas. Muitas divisórias podem ser encontradas no mercado e, ainda que demandem mão de obra qualificada, apresentam grande facilidade de instalação. Estas peças reduzem prazo de obra, custos com contratação de mão de obra e produzem muito menos sujeira que a alvenaria tradicional.
 
Área externa: também quer mudar?
As placas como elementos de adaptação dos espaços estão em alta. Estas já fazem parte de estruturas construtivas, sendo compostas por materiais mais resistentes e específicos para isso. São mais utilizadas em ambientes externos, como fechamento para diversas estruturas feitas de light steel frame, por exemplo, uma estrutura metálica que resiste e distribui os esforços à que a edificação está submetida.


Para as peças citadas acima, que são utilizadas como mobiliário, a montagem pode ser feita pelo próprio usuário. A junção entre as peças ou fixação são basicamente compostas por parafusos, buchas e elementos metálicos que, ao serem separados e desmontados, permitem o reaproveitamento de praticamente todos os componentes da estrutura, podendo ser combinados de variadas maneiras e compor diversos espaços. Apenas as divisórias vão demandar pessoal qualificado.


Enfim, hoje está mais fácil e acessível realizar adequações nos ambientes para que o seu lar esteja o mais próximo possível do seu perfil. E para encontrar o imóvel perfeito, com a experiência de profissionais qualificados, conte com a Gralha Imóveis.